Triste, louca ou má: música e emancipação feminina
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.87-98pAbstract
A música “Triste, louca ou má”, da banda Francisco, El Hombre, é objeto de análise deste artigo, que utiliza referências sociológicas e históricas para realizar a interpretação da letra. Considerou-se tal letra, na qualidade de poesia moderna, texto que narra o processo de emancipação e a busca por direitos iguais das mulheres. Os dilemas vividos pelo eu lírico da canção/poesia são semelhantes aos de todas as pessoas que buscam igualdade de direitos e sofrem uma série de coerções sociais por este motivo. O artigo apresenta algumas contribuições para o uso dos estudos sobre modernidade, identidade e gênero para discutir os principais aspectos da crítica social que o texto poético da canção aborda.Palavras-chave: Análise social. Música. Perspectiva de gênero.Downloads
Metrics
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979. 229 p.
BASILIO, Márcio Pereira. Tempos Líquidos. Sociologias, Porto Alegre, n. 23, p. 438-449, abr. 2010.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Editora Vozes Limitada, 2017.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Zahar, 1999.
__________________. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, v. 2014, 1976.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2002.
DE OLIVEIRA FRAGOSO, Tiago. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Perspectivas Sociais, n. 1, 2011.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Teoria e métodos dos estudos feministas: perspectiva histórica e hermenêutica do cotidiano. In: Costa, A.; Bruschini, C. (Orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992, p. 39-53.
DO NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Análise lexical e análise de conteúdo: uma proposta de utilização conjugada. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 6, n. 2, p. 72-88, 2006.
FRANCISCO, EL HOMBRE. Triste, louca ou má. Soltasbruxa. São Paulo: Navegantes, 2016.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Campinas: Loyola, 1996.
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Unesp, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomáz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, (1948) 2015.
OKIN, Susan Moller. Gênero, o público e o privado. Tradução: Flávia Biroli. Revista Estudos Feministas, v. 16, n.2, Florianópolis, maio/ago. 2008.
PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. Revista brasileira de história, v. 9, n. 18, p. 9-18, 1989.
PIERUCCI, A.F. O desencantamento do mundo. São Paulo: Editora 34, 2003.
REINERT, M. ALCESTE. Une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurélia de G. de Nerval. Bulletin de Méthodologie Sociologique, n. 28 p. 24-54, 1990.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 20, n. 2, jul./dez. p. 71-99, 1995.
_________. O enigma da igualdade. Estudos Feministas, 13, v. 1, p. 11-30, 2005.
SCOTT, Joan, et al. Os usos e abusos do gênero. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História. v. 45, 2012.
SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. Editora Companhia das Letras, 2001.
TAGG, Philip. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta, v. 14, n. 23, p. 5, 2003.
WEISS, Raquel. Max Weber e o problema dos valores: as justificativas para a neutralidade axiológica. Revista de Sociologia e Política, v. 22, n. 49, p. 113-137, 2014.
WEBER, Max. A ciência como vocação. In: _____. Ciência e Política duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Juliana Abrão da Silva Castilho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













