Educação inclusiva em Itapipoca (CE): fragmentos de um estudo de caso

Authors

  • Ailton Batista de Albuquerque Junior UFC- Mestrando
  • Ana Cláudia Uchoa Araújo IFCE - Pedagoga
  • Edite Batista de Albuquerque Acadêmica de Direito - Faculdades Integradas do Ceará (UNIFIC)

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.287-301p

Abstract

Este trabalho objetiva investigar a educação inclusiva no que concerne à efetividade do processo de inclusão de sujeitos com necessidades educacionais especiais, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação, problemas de aprendizagens, entre outros, visando interpelar os docentes acerca de sua formação inicial e continuada em inclusão, suas concepções, crenças, entendimento e até possíveis preconceitos, estigmas e rotulações no que concerne ao exercício do magistério no cotidiano escolar de uma escola pública do município de Itapipoca, no estado do Ceará. Para isso, busca como base metodológica o estudo de caso, baseado numa investigação in loco, com o auxílio das técnicas de observação participante e questionário semi-estruturado, procurando deslindar aquela realidade. Quanto ao referencial teórico, este estudo pauta-se em Alves & Araújo (2017), Araújo (2018), Araújo et al (2018) Bortolini, Sartoreto & Giroto (2016), Cordeiro (2015), Lewkowicz, Bressan & Buss (2019), Makida-Dionísio, Martins, & Gimenez (2016), Masson (2016)Mendes (2017) Moraes et al (2015) Pernambuco (2019), Pimentel, Falcão & Santos (2017), Putti (2019), Rodrigues (2017) Santos & Duque (2016), Silva, Costa, Mussi (2018), Razaboni Junior, Leão Junior & Sanches (2018), Yin (2015), Zanette (2017), Zanato (2017), dentre outros  que tratam de questões essenciais ao estudo da inclusão. Os sujeitos participantes da pesquisa, compuseram uma amostra de 30 docentes de uma população de 74 profissionais, configurando 40,54% de respondentes. Pode ser destacado, a partir da investigação, que a inclusão não significa apenas um discente com deficiência estar numa sala regular. Por isso, o Poder Público deve implementar e efetivar Políticas Públicas, intentando possibilitar condições favoráveis e reais para aprendizagens significativas aos sujeitos que necessitam de novas estratégias profícuas de ensino-aprendizagem nas dimensões teórico-metodológicos e técnico-operacionais, vislumbrando o desenvolvimento de sua autonomia.Palavras-chave: Currículo. Direitos Humanos. Formação. Inclusão. Metodologia.

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Author Biographies

Ailton Batista de Albuquerque Junior, UFC- Mestrando

Graduado em Pedagogia (UECE), Serviço Social (UNISA) Letras (FGD). Especilista em Gestão Pública (UNILAB), Gestão Escolar (FVJ), Educação a Distância (Barão de Mauá) Psicopedagogia (Faculdade São Luis), Educação Inclusiva (Faculdade São Luis) e Gênero e Diversidade na escola (UFC> Mestrando em Avaliação de Políticas Públicas (UFC). Professor dea educação básica em Itapipoca (CE).

Ana Cláudia Uchoa Araújo, IFCE - Pedagoga

Tem Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, no Departamento de Ensino Básico e Técnico, já tendo coordenado Projetos no âmbito da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

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Published

2020-01-06

How to Cite

DE ALBUQUERQUE JUNIOR, Ailton Batista; UCHOA ARAÚJO, Ana Cláudia; DE ALBUQUERQUE, Edite Batista. Educação inclusiva em Itapipoca (CE): fragmentos de um estudo de caso. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 1, p. 287–301, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.287-301p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/402. Acesso em: 4 dec. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico