Considerações sobre o Colégio de São Paulo em Goa: ciência, currículo e organização

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DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.74-83p

Keywords:

Companhia de Jesus. Colégio de São Paulo. Goa. Educação. Século XVI.

Abstract

Analisar o Colégio de São Paulo em Goa, mostrando um pouco dos seus currículos, além daquilo a que se propunha como instituição é o objetivo deste artigo. O Seminário de Santa Fé foi fundado em Goa no ano de 1541. No ano de 1542 chegaram os primeiros jesuítas na Índia, liderados por Francisco Xavier. Assim que chegam a Goa, os jesuítas passam também a desempenhar funções de ensino no seminário. Em 1547 a Companhia de Jesus assume o total controle da instituição. O trabalho jesuíta no comando do Seminário de Santa Fé propiciou a criação, em 1548, do Colégio de São Paulo, o principal colégio jesuítico da Índia. As fontes documentais usadas para este estudo constam de documentos contidos nas “Obras Completas” de Francisco Xavier, organizadas por Francisco de Sales Baptista e no primeiro volume da “Documenta Indica”, organizada por Joseph Wicki. Conclui-se que os colégios, no contexto da Companhia de Jesus, funcionavam como centros de uma tentativa de imposição da cultura ocidental. Assim, o Colégio de São Paulo e o Seminário de Santa Fé foram alguns dos principais centros que serviam à tentativa de propagação da cultura europeia na Índia.

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Author Biography

Felipe Augusto Fernandes Borges, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em História, mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga, onde atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Química e na Pós-graduação em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica. É líder do Grupo de Pesquisa História, Educação e Cultura – Império Português e Brasil Colonial (Séculos XVI a XIX) – GPHECULT e participa do grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisa nas áreas de Educação e História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Educação, História da Educação, Companhia de Jesus, Império Português, Estado da Índia Portuguesa, Século XVI.Lattes: http://lattes.cnpq.br/3726142798236765

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Published

2020-10-01

How to Cite

BORGES, Felipe Augusto Fernandes. Considerações sobre o Colégio de São Paulo em Goa: ciência, currículo e organização. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 4, p. 74–83, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.74-83p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/694. Acesso em: 25 nov. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico