A tecnologia digital e a relação com o brincar infantil: reflexões teóricas
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.271-281pKeywords:
Interação. Tecnologia digital. Criança. Brincadeiras.Abstract
Este estudo possui como foco as discussões teóricas sobre o brincar na atualidade, sobretudo sua relação com as tecnologias digitais. O objetivo principal é refletir como a utilização da tecnologia no brincar influencia na construção dos papéis sociais de crianças pequenas, ou seja, na formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, embasado pelos estudos de Flick (2009), com análise de conteúdo de Bardin (2016). Verifica-se que o brincar no século XXI passa por mudanças nos espaços, ambientes, brinquedos e brincadeiras, influenciadas pela tecnologia, e, desse modo, torna-se relevante pensar e questionar se tais transformações decorrentes evolução tecnológica modificam a relação do brincar no ambiente infantil e lúdico. A partir disso, reflete-se sobre os eixos norteadores da Educação Infantil presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que as interações e a brincadeira, digitais ou analógicas, devem estar presentes em toda essa etapa.Downloads
Metrics
References
ALBANO, A. Espaço do desenho: a educação do educador. 15. ed, Col. Espaço, São Paulo, Edições Loyola, 2012.
ALMEIDA, D. Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 95, maio/ago. 2006, p. 541-551. Disponível <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n95/a11v2795.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019
ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recuso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, 2010; 27(83): 282-7. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicoped/v27n83/13.pdf>. Acesso em 26 mar. 2020.
ARIÈS, P. A descoberta da infância. In: ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Laurence Bardin; tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. – São Paulo: Edições 70, 2016.
BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo:
Summus, 1984.
BENJAMIN, W. A doutrina das semelhanças. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 108-113.
BERNARDES, E. Jogos e brincadeiras tradicionais: um passeio pela história. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Anais [...]. Minas Gerais, 2006, p. 542-549. Disponível: <http://www.andreaserpauff.com.br/arquivos/disciplinas/brinquedosebrincadeiras/9.pdf>. Acesso em: 04 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 07 mar. 2020
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p.18. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 out. 2019
BROUGERE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. Rev. Fac. Educ. [online]. 1998, vol.24, n.2 [citado 2018-02-16], pp.103-116. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000200007>. Acesso em: 27 set. 2019
COUTO, E. A infância e o brincar na cultura digital. Perspectiva, Florianópolis, v. 31, n. 3, set./dez. 2013, p. 897-916. Disponível: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n3p897>. Acesso em: 27 set. 2019
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Uwe Flick; tradução Joice Elias Costa. - 3. ed. - Dados eletrônicos. - Porto Alegre: Artmed, 2009.
GEE, James Paul. Bons vídeo games e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 167-178, jan. 2009. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2009v27n1p167/14515>. Acesso em: 26 mar. 2020.
LIRA, A; NASCIMENTO, E. Infância e Cultura. Editora CRV, Curitiba, PR: CRV, 2015.
MATTAR, J. História, teorias e cases sobre o uso de games em educação. Revista Tecnologia Educacional, Ano 40, nº 192, jan-mar, 2011. Disponível em: <http://abtbr.org.br/wp-content/uploads/2017/03/192.pdf#page=46>. Acesso em: 01 ago. 2020.
MENEZES, J. A. S.; COUTO, E. S. Clicar e brincar: o lúdico na cibercultura infantil. In: VI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), Salvador, 2010.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Tradução Magda França Lopes. Porto Alegre: Grupo A, 2011.
ROCHA, Damião; LOBATO, Tânia. Currículo da Educação Infantil: o brincar e o brinquedo constitutivos da infância como atividade e expressão essenciais do bebê e de criança pequena. In: ROCHA, Damião; VEIGA, Ilma Passos; SANTANA, Jocyléia; MACHADO, Lliliane Campos (Orgs). Formação de professores: currículo, saberes e práticas pedagógicas – Curitiba: CRV, 2019. 498p.
SANTANA, Mariana Galdino et al. JOGOS DIGITAIS: BRINCADEIRA OU AUXÍLIO PEDAGÓGICO?. In: Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca. Anais [...]2015. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/cipar/article/view/1971/1472. Acesso em: 02 ago. 2020.
XABREGAS, Quézia Fragoso; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. O PROUCA na Educação Infantil: a experiência do grupo de formação reflexiva como lugar de colaboração para a inclusão digital. In: ROCHA, Damião; VEIGA, Ilma Passos; SANTANA, Jocyléia; MACHADO, Lliliane Campos (Orgs). Formação de professores: currículo, saberes e práticas pedagógicas – Curitiba: CRV, 2019. 498p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Fernanda Chimende Farias, Andrieli Dal Pizzol, Jamile Santinello

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













