A tecnologia digital e a relação com o brincar infantil: reflexões teóricas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.271-281p

Palabras clave:

Interação. Tecnologia digital. Criança. Brincadeiras.

Resumen

Este estudo possui como foco as discussões teóricas sobre o brincar na atualidade, sobretudo sua relação com as tecnologias digitais. O objetivo principal é refletir como a utilização da tecnologia no brincar influencia na construção dos papéis sociais de crianças pequenas, ou seja, na formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, embasado pelos estudos de Flick (2009), com análise de conteúdo de Bardin (2016). Verifica-se que o brincar no século XXI passa por mudanças nos espaços, ambientes, brinquedos e brincadeiras, influenciadas pela tecnologia, e, desse modo, torna-se relevante pensar e questionar se tais transformações decorrentes evolução tecnológica modificam a relação do brincar no ambiente infantil e lúdico. A partir disso, reflete-se sobre os eixos norteadores da Educação Infantil presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em que as interações e a brincadeira, digitais ou analógicas, devem estar presentes em toda essa etapa.

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Biografía del autor/a

Fernanda Chimende Farias, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Acadêmica do curso de Pedagogia – Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Extensionista Brinquedoteca UNICENTRO

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Andrieli Dal PizzolMestra em Educação (2018-2020)Professora Educação Infantil da rede municipal de Cambé -https://orcid.org/0000-0002-4878-476X

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Doutora em Comunicação- UFRJ, Docente efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO- Departamento de Pedagogia-DEPED/G; Docente do Programa Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação.

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Publicado

2020-10-01

Cómo citar

CHIMENDE FARIAS, Fernanda; DAL PIZZOL, Andrieli; SANTINELLO, Jamile. A tecnologia digital e a relação com o brincar infantil: reflexões teóricas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 4, p. 271–281, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.271-281p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/761. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico