O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama: oportunidades e dificuldades na percepção de discentes ingressantes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.311-324p

Keywords:

Ensino Médio Integrado. Percepções. Discentes.

Abstract

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2019, cujo objetivo é conhecer as percepções e expectativas dos alunos ingressantes em relação aos cursos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), ofertados pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) no Campus Ibirama. Dentre os principais referenciais utilizados estão Ramos (2017), Araujo e Frigotto (2015) e Moura; Lima Filho; Silva (2015). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com a produção de dados sendo feita por meio de grupo focal, conforme Gatti (2012), e a análise dos dados resultantes realizada de acordo com Gibbs (2009). Os resultados apontaram a percepção de educação de qualidade oferecida Campus como uma importante oportunidade de ingresso em sucedido tanto no mercado de trabalho quanto nos estudos em nível superior. O conhecimento sobre a instituição antes de ingressar no curso mostrou-se bastante vago, dependendo quase exclusivamente do contato direto com alunos, ex-alunos e professores influenciadores. Pode-se observar, ainda, que os estudantes percebem a existência de integração entre as disciplinas e conteúdos estudados, mas não há uma reflexão acerca da concepção de formação integrada como a formação integral e omnilateral do ser humano, nos campos do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, numa perspectiva emancipatória, crítica e que favoreça o exercício pleno da cidadania.

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Author Biographies

Luana Cristina Gonçalves, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Tecnóloga em Processos Gerenciais (2015), bacharel em Ciências Contábeis (2017) e Administração (2018) (UNIASSELVI), especialista em Direito Tributário (2016, UCAM), cursando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) (IFC).Atuo como assistente em administração no Instituto Federal Catarinense Campus Ibirama.Lattes: http://lattes.cnpq.br/7603249315001412

Humberto Luis de Cesaro, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Licenciatura Plena em Educação Física (UFRGS, 1998), Especialização em Aprendizagem Esportiva (FSG, 2008), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).Atuo no Ensino Médio Integrado no Campus Luzerna e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no Campus Blumenau do Instituto Federal Catarinense. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8148823441032431

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Published

2020-10-01

How to Cite

GONÇALVES, Luana Cristina; CESARO, Humberto Luis de. O Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense - Campus Ibirama: oportunidades e dificuldades na percepção de discentes ingressantes. Sítio Novo Magazine, Palmas, v. 4, n. 4, p. 311–324, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.311-324p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/781. Acesso em: 25 nov. 2025.

Issue

Section

Artigo Científico