Trabalho, sofrimento e influência da sociedade de consumo em instituições públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.5-14p

Palabras clave:

consumismo, instituições públicas, servidor público, sofrimento psíquico, sociedade do espetáculo.

Resumen

Este trabalho trata de investigação acerca de sofrimento psíquico nos servidores de instituições públicas brasileiras em artigos publicados na plataforma Scielo no período 2004-2013, com o objetivo de analisar de que forma os diagnósticos teóricos publicados apontam os discursos e valores hegemônicos difundidos pelos meios de comunicação de massa e pela sociedade de consumo. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo dos dados. Foram analisados vinte e quatro artigos, selecionados os conceitos mais utilizados, os sujeitos de pesquisa e identificadas lacunas acerca das pesquisas em sofrimento no trabalho das instituições públicas no Brasil. Identificou-se que os principais conceitos apresentados acerca de sofrimentos psíquicos são burnout, transtornos psíquicos e condições precárias de trabalho. A matriz explicativa para a causa de sofrimento é composta, principalmente, por cansaço físico, vocal e/ou mental, sobrecarga de trabalho, burocratização da organização do trabalho, contaminação do tempo fora do trabalho e falta de reconhecimento. Conclui-se que é possível afirmar que o sofrimento dos servidores públicos pode ser ampliado por uma sociedade que através dos meios de comunicação de massa estabelece padrões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Natália Lelis G Goulart, Universidade de Lisboa Instituto de Ciências Sociais

Doutoranda em Política Comparada pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins. Administradora pela Universidade Luterana do Brasil. Administradora atuante na Pró-Reitoria de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Alex Pizzio, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. 

Citas

DEBORD, G. A Sociedade do espetáculo - Comentários sobre a sociedade do espetáculo. (E. dos S. Abreu, Trad.). Contraponto, 1997, p.13-35.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho (5a Ed.). (A. I. Paraguay e L. L. Ferreira, Trads.). Cortez, 1992.

DEJOURS, C. A banalização da injustiça social (7a Ed.). (L. A. Monjardim, Trad.). FGV, 2014.

HARVEY, D. Condição pós-moderna (17a Ed.). Edições Loyola, 2008.

SENNETT, R. A corrosão do caráter. (M. Santarrita, Trad.). Record, 2012.

Publicado

2023-07-12

Cómo citar

GOULART, Natália Lelis G; PIZZIO, Alex. Trabalho, sofrimento e influência da sociedade de consumo em instituições públicas. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 7, n. 2, p. 5–14, 2023. DOI: 10.47236/2594-7036.2023.v7.i2.5-14p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1210. Acesso em: 13 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico