Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila

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DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.46-56p

Palabras clave:

Arte. História. Iconografia. Tarsila do Amaral. Território.

Resumen

O presente texto busca aproximar o campo da Arte e o campo da História, apontando para a análise iconográfica como possibilidade de pesquisa. Tal aproximação é proposta a partir da obra de uma artista consagrada na História da Arte, a artista Tarsila do Amaral, especificamente naquilo que concerne às questões de seu “território”. Objetiva-se pensar sobre o espaço da mulher na História da Arte, propriamente como uma mulher torna-se artista e o que ela tem a dizer com a sua obra. As obras escolhidas para esse artigo são A Negra (1923), Morro da favela (1924) e A Lua (1928), as quais representam três fases da produção pictórica da artista. Como fundamentação teórico-metodológica será realizada uma revisão bibliográfica acerca do conceito de “território”, questões do campo da História, leitura de imagem e sobre a biografia e obra de Tarsila. Ao fim, verificou-se que o acesso à educação e reproduções feitas por Tarsila despertaram o desejo de ser artista e que as três pinturas analisadas são permeadas pelo conceito de “território”.

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Biografía del autor/a

Lislaine Sirsi Cansi, PPGE/UFPel

Doutoranda em Educação (PPGE/UFPel), bolsista CAPESMestra em Artes Visuais (PPGAV/UFPel)Graduada e Licenciada em Desenho e Plástica: Artes Visuais (UFSM)

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Publicado

2020-10-01

Cómo citar

CANSI, Lislaine Sirsi. Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 4, p. 46–56, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i4.46-56p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/674. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

Artigo Científico