Jogos e materiais analógicos como ferramentas de ensino em Metrologia: o caso do dominó técnico e da tampateca
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1787Palavras-chave:
Acessibilidade, Educação profissional, Materiais didáticos, Metrologia, SurdezResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição de jogos e materiais analógicos acessíveis para a aprendizagem de conteúdos de Metrologia por estudantes surdos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada no Instituto Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos, com sete estudantes surdos de diferentes turmas do curso Técnico em Mecânica. Foram desenvolvidos três materiais: Dominó Técnico de Metrologia, Tampateca e Paquímetro Pedagógico Ampliado. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com observação da interação dos estudantes com os recursos. Os resultados apontaram avanços na compreensão de conceitos como conversão de unidades, leitura de escalas e uso de instrumentos de medição. Observou-se aumento na participação ativa, colaboração entre pares e engajamento dos estudantes. A mediação do tradutor-intérprete de Libras e o uso de materiais visuais e táteis foram decisivos para a aprendizagem. O estudo dialoga com a teoria da gênese instrumental (Rabardel, 1995), a perspectiva bilíngue da educação de surdos (Quadros & Perlin, 2007) e os aportes da ludicidade no ensino (Kishimoto, 2007; Brougère, 1998), que fundamentaram a elaboração e a análise dos materiais. Conclui-se que o uso de recursos acessíveis promove a equidade na EPT e amplia as possibilidades de aprendizagem de estudantes surdos. Este trabalho integra um recorte da dissertação de mestrado da autora, cujo escopo mais amplo aborda o desenvolvimento e apropriação de ferramentas pedagógicas acessíveis por tradutores-intérpretes de Libras em articulação com professores da EPT.Downloads
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Referências
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