Jogos e materiais analógicos como ferramentas de ensino em Metrologia: o caso do dominó técnico e da tampateca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1787

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação profissional, Materiais didáticos, Metrologia, Surdez

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a contribuição de jogos e materiais analógicos acessíveis para a aprendizagem de conteúdos de Metrologia por estudantes surdos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada no Instituto Federal de São Paulo, Campus São José dos Campos, com sete estudantes surdos de diferentes turmas do curso Técnico em Mecânica. Foram desenvolvidos três materiais: Dominó Técnico de Metrologia, Tampateca e Paquímetro Pedagógico Ampliado. A metodologia adotada foi o estudo de caso, com observação da interação dos estudantes com os recursos. Os resultados apontaram avanços na compreensão de conceitos como conversão de unidades, leitura de escalas e uso de instrumentos de medição. Observou-se aumento na participação ativa, colaboração entre pares e engajamento dos estudantes. A mediação do tradutor-intérprete de Libras e o uso de materiais visuais e táteis foram decisivos para a aprendizagem. O estudo dialoga com a teoria da gênese instrumental (Rabardel, 1995), a perspectiva bilíngue da educação de surdos (Quadros & Perlin, 2007) e os aportes da ludicidade no ensino (Kishimoto, 2007; Brougère, 1998), que fundamentaram a elaboração e a análise dos materiais. Conclui-se que o uso de recursos acessíveis promove a equidade na EPT e amplia as possibilidades de aprendizagem de estudantes surdos. Este trabalho integra um recorte da dissertação de mestrado da autora, cujo escopo mais amplo aborda o desenvolvimento e apropriação de ferramentas pedagógicas acessíveis por tradutores-intérpretes de Libras em articulação com professores da EPT.

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Biografia do Autor

Laísa Conde Rocha Moreira, Universidade de Taubaté

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Intérprete de Libras do Instituto Federal de São Paulo. São José dos Campos, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: laisaconde@ifsp.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0009-0008-9269-2783. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6887625948650877.

Adriana Cintra de Carvalho Pinto, Universidade de Taubaté

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta III da Universidade de Taubaté. Taubaté, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico:adriana.ccpinto@unitau.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0284-6985. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2645442455527908.

José Silvério Edmundo Germano, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Professor colaborador da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista. Guaratinguetá, São Paulo, Brasil. Endereço eletrônico: jsegermano@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1969-0318. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4092089637806512.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

CONDE, Laísa; PINTO, Adriana Cintra de Carvalho; GERMANO, José Silvério Edmundo. Jogos e materiais analógicos como ferramentas de ensino em Metrologia: o caso do dominó técnico e da tampateca. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 9, p. e1787, 2025. DOI: 10.47236/2594-7036.2025.v9.1787. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1787. Acesso em: 16 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico