Atividades do docente a partir da análise de Planos Individuais de Trabalho

Autores

  • Franciane Silva Coutinho
  • Brasilina Elisete Reis de Oliveira
  • Flaviane Silva Coutinho
  • Luan Moreira Campos

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.62-76p

Resumo

O Plano Individual Docente passa a ser um instrumento de auxílio obrigatório na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no controle do desempenho das atividades relativas ao ensino, à pesquisa aplicada, à extensão e à gestão e representação institucional. Dada a limitação da carga horária semanal, o trabalho objetiva identificar a distribuição das atividades dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Em relação ao método, a pesquisa é quanti-qualitativa, descritiva e utilizou-se de estudo de caso e análise documental. Identificou-se como resultado que as atividades de ensino tiveram grande representatividade no trabalho, seguida da gestão e representação institucional; posteriormente, pesquisa e inovação, e extensão. A qualificação e/ou capacitação foram pouco referenciadas. Dos 120 Planos analisados, 78,33% apresentaram carga horária compatível com o regime de trabalho. A carga horária foi inferior em 7,50% dos planos e superior em 14,17%. O estudo comprovou a indissociabilidade das atividades; no entanto, a análise da distribuição da carga horária entre os docentes torna-se de fundamental importância para se ter planos individuais com atividades mais uniformes dentro dos departamentos.Palavras-chave: Atividade de ensino. Educação profissional e tecnológica. Extensão. Gestão e representação institucional. Pesquisa.

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Biografia do Autor

Franciane Silva Coutinho

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Estácio de Sá e em Docência da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus Rio Pomba.

Brasilina Elisete Reis de Oliveira

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade de Brasília (UNB). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus Rio Pomba.

Flaviane Silva Coutinho

Doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular e mestre em Bioquímica Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Docência da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus Rio Pomba.

Luan Moreira Campos

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e pós-graduando em Docência da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG) – Campus Rio Pomba.

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Publicado

2020-01-06

Como Citar

COUTINHO, Franciane Silva; OLIVEIRA, Brasilina Elisete Reis de; COUTINHO, Flaviane Silva; CAMPOS, Luan Moreira. Atividades do docente a partir da análise de Planos Individuais de Trabalho. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, p. 62–76, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.62-76p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/311. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico