Atitudes de graduandos sobre a BNCC, importância da química e os futuros enfrentamentos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.6-18pPalavras-chave:
Atitudes. BNCC. Ensino. Letramento científico. Licenciatura.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um importante documento de referência para os currículos escolares e que sugere mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho buscou identificar: a) o conhecimento de graduandos de um Curso de Licenciatura em Química sobre a BNCC; b) as suas atitudes pessoais sobre a importância da Química; c) as crenças sobre o conhecimento geral da comunidade leiga sobre Química; e d) os enfrentamentos educacionais esperados por esses futuros profissionais. O método usado para coleta de dados foi a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, e a análise e discussão foi realizada a partir do método de análise de conteúdo. Como resultado pode-se verificar: a) o pouco conhecimento sobre a BNCC e a ausência de discussões no ambiente universitário sobre o tema; b) atitudes pessoais positivas sobre Química; c) atitudes negativas sobre o conhecimento da comunidade leiga sobre Química; e d) atitude negativas quanto às expectativas para os futuros enfretamentos profissionais. Assim, concluiu-se que os graduandos possuem importante conhecimento acerca da percepção da comunidade em geral sobre a Química e também que conseguem identificar as mudanças necessárias no ensino desta ciência. Tais mudanças são tratadas no texto da BNCC, porém o documento não é familiar aos alunos, o que indica a necessidade de proporcionar mais espaço para as discussões das políticas educacionais durante a formação inicial de professores.Downloads
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