Ações afirmativas, permanência e êxito nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFTM
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.185-199pPalavras-chave:
Ação afirmativa. Êxito. Permanência. Vagas Reservadas.Resumo
Os processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico - IFTM/CAUPT – utilizam o sistema de reserva de vagas como política de ação afirmativa em atendimento à Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. O desempenho dessas medidas tem sido alvo de pesquisas, por trazer à tona a realidade de que políticas de acesso à educação não garantem a inclusão do estudante ingressante por meio de Vagas Reservadas – VR - se a instituição não apresenta projeto estratégico voltado para a garantia de sua permanência e êxito. Nessa linha, esta pesquisa objetivou compreender e analisar a implementação de cotas nos termos da Lei nº 12.711/2012, no contexto do IFTM/CAUPT, e levantar as ações desenvolvidas pela instituição voltadas para a permanência e êxito dos estudantes cotistas. Na investigação de um recorte de três processos seletivos (2015 a 2017), o estudo mostra que foram ofertadas 270 vagas, das quais 156 foram destinadas às ações afirmativas adotadas pela instituição pela Lei nº 12.711/2012, o equivalente a 57,7%. Dos matriculados nas vagas reservadas, 82 concluíram os estudos no período de 3 anos, o que equivale a 52,5% dos ingressantes por cotas. Pela ampla concorrência, dos 114 matriculados, 97 concluíram ao final de 3 anos do curso, o equivalente a 85% dos ingressantes por esta modalidade. Dos que ingressaram nos grupos dos Pretos, Pardos ou Indígenas (L2 e L4), foram ao todo 37 estudantes que iniciaram, permaneceram e obtiveram êxito com a conclusão do curso no período de 3 anos. Isso é um número baixo em relação aos demais grupos. O resultado também aponta queda na escolha de ingresso pela Reserva de Vagas.Downloads
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