Brasil e Índia: uma análise comparativa do mercado de instituições de ensino superior entre países
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1715Palavras-chave:
Brasil, IES, Índia, MercantilizaçãoResumo
Este artigo compara a evolução do ensino superior no Brasil e na Índia, com ênfase no papel das instituições privadas na ampliação do acesso. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter exploratório e comparativo, baseada em dados secundários obtidos em bases como SciELO, Elsevier, UNESCO, INEP e relatórios oficiais dos governos brasileiro e indiano. A análise revelou que, em ambos os países, a expansão do setor privado foi determinante para o aumento das matrículas, embora com estruturas institucionais distintas: enquanto o Brasil apresenta um mercado altamente concentrado em grandes grupos educacionais, a Índia mantém um sistema fragmentado, com milhares de faculdades privadas afiliadas a universidades públicas. Os resultados mostram que, apesar do crescimento expressivo no número de vagas, persistem desafios estruturais comuns nos dois contextos, especialmente no que se refere à regulação, qualidade acadêmica, equidade no acesso e financiamento público. Conclui-se que a expansão quantitativa, por si só, não garante um sistema educacional inclusivo e de qualidade, sendo necessário repensar os modelos de regulação e investimento em ambos os países.Downloads
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