Educação prisional e jovens em privação da liberdade: o Projeto de Formação Inicial e Continuada proposto pelo Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.302-310pAbstract
A educação viabiliza meios capazes de reabilitar e incluir socialmente o indivíduo em privação de liberdade pelo sistema prisional brasileiro. Nesse sentido, por meio de estudo bibliográfico, observação in loco e televisiva, entrevistas qualitativas semiestruturadas com gestores e professores do Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR, a educação prisional é elucidada em diversos aspectos, como sua origem e evolução, compreensão do sistema prisional, tipos de prisão, responsabilização, inclusão social, relação com o Estado e outros. A relação entre o sistema carcerário, as leis que regem as formas de punição e a educação inclusiva se perfaz num elo e, ao mesmo tempo, numa contradição entre o desejo de profissionais de mudar realidades de discentes apenados, ressocializando-os, criando perspectivas e sonhos; e a realidade frustrada da inviabilidade de um projeto pedagógico inclusivo diante da inobservância a detalhes imprescindíveis a essa atuação.Palavras-chave: Educação prisional. IFRJ-CBR. Legislação. Sistema prisional.Downloads
Metrics
References
Entrevistas
NENA. Artista, Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
B. Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
C. Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
Referências Bibliográficas
BRASIL – Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, artigo 205. Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/1241734/artigo-205-da-constituicao-federal-de-1988>. Acesso em: 12 set. 2017.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 12 set. 2017.
BRASIL. Lei 7.210, de 11 de junho de 1984 que institui a Lei de Execução Penal: artigos 17-21. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210.htm>. Acesso em: 12 set. 2017.
DUDH – Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, artigo 26, 1-2. Disponível em: <https://www.direitocom.com/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/artigo-26o>. Acesso em: 12 set. 2017.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: uma história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
LOURENÇO, A.S.; ONOFRE, E.M.C.(orgs.). O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
NONO, B.N. A educação prisional no Brasil. Disponível em: <http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigo_educacao_prisional_no_brasil.pdf>. Acesso em: 13 set. 2017.
ONOFRE, E.M.C. Educação Escolar na Prisão: o olhar de alunos e professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
POLITIZE. Educação no sistema prisional. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2017a.
POLITIZE. Tipos de prisão no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2017b.
SANTIAGO, J.B.S.; BRITTO, T.F. Educação nas prisões. Rev. de Informação Legislativa. Edições. Ano 43, n. 171, Brasília, p. 299-304, jul/set 2006.
SANTÓRIO, A.T.; ROSA, E.M. Novos paradigmas e velhos discursos: analisando processos de adolescentes em conflito com a lei. Rev. Serviço Social e Sociedade, s.v., n. 103, p. 554-575, jul/set 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Viviam Lacerda de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
It allows sharing, adaptation, and use for any purpose, including commercial use, provided proper attribution is given to the authors and to Revista Sítio Novo.
The authors declare that the work is original and has not been previously published, in whole or in part, except on recognized preprint servers, if declared, and that no other similar manuscript authored by them is published or under review by another journal, whether printed or electronic.
They declare that they have not violated or infringed upon any proprietary rights of others, and that all citations in the text are factual or based on research with scientifically significant accuracy.
The authors retain the copyright of the manuscripts published in this journal, allowing unrestricted use of their content, provided that the original authorship and the publication source are properly cited.













