Educação prisional e jovens em privação da liberdade: o Projeto de Formação Inicial e Continuada proposto pelo Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.302-310pResumen
A educação viabiliza meios capazes de reabilitar e incluir socialmente o indivíduo em privação de liberdade pelo sistema prisional brasileiro. Nesse sentido, por meio de estudo bibliográfico, observação in loco e televisiva, entrevistas qualitativas semiestruturadas com gestores e professores do Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR, a educação prisional é elucidada em diversos aspectos, como sua origem e evolução, compreensão do sistema prisional, tipos de prisão, responsabilização, inclusão social, relação com o Estado e outros. A relação entre o sistema carcerário, as leis que regem as formas de punição e a educação inclusiva se perfaz num elo e, ao mesmo tempo, numa contradição entre o desejo de profissionais de mudar realidades de discentes apenados, ressocializando-os, criando perspectivas e sonhos; e a realidade frustrada da inviabilidade de um projeto pedagógico inclusivo diante da inobservância a detalhes imprescindíveis a essa atuação.Palavras-chave: Educação prisional. IFRJ-CBR. Legislação. Sistema prisional.Descargas
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Entrevistas
NENA. Artista, Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
B. Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
C. Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.
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