Educação prisional e jovens em privação da liberdade: o Projeto de Formação Inicial e Continuada proposto pelo Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR

Autores/as

  • Viviam Lacerda de Souza IFRJ

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.302-310p

Resumen

A educação viabiliza meios capazes de reabilitar e incluir socialmente o indivíduo em privação de liberdade pelo sistema prisional brasileiro. Nesse sentido, por meio de estudo bibliográfico, observação in loco e televisiva, entrevistas qualitativas semiestruturadas com gestores e professores do Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR, a educação prisional é elucidada em diversos aspectos, como sua origem e evolução, compreensão do sistema prisional, tipos de prisão, responsabilização, inclusão social, relação com o Estado e outros. A relação entre o sistema carcerário, as leis que regem as formas de punição e a educação inclusiva se perfaz num elo e, ao mesmo tempo, numa contradição entre o desejo de profissionais de mudar realidades de discentes apenados, ressocializando-os, criando perspectivas e sonhos; e a realidade frustrada da inviabilidade de um projeto pedagógico inclusivo diante da inobservância a detalhes imprescindíveis a essa atuação.Palavras-chave: Educação prisional. IFRJ-CBR. Legislação. Sistema prisional.

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Biografía del autor/a

Viviam Lacerda de Souza, IFRJ

Doutora e mestre em Comunicação Social, Graduada em Comunicação social - Publicidade e Propaganda; docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

Citas

Entrevistas

NENA. Artista, Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.

B. Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.

C. Professor Doutor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus de Belford Roxo. Entrevista concedida à autora em 14 de setembro de 2017.

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Publicado

2020-01-06

Cómo citar

DE SOUZA, Viviam Lacerda. Educação prisional e jovens em privação da liberdade: o Projeto de Formação Inicial e Continuada proposto pelo Campus de Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ–CBR. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 4, n. 1, p. 302–310, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.302-310p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/382. Acesso em: 4 dic. 2025.

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Sección

Nota Técnica