As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental I: problematizações acerca da formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.210-226pPalabras clave:
Tecnologias na educação. Formação continuada. Ensino fundamental.Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias na escola e problematizar a importância da formação continuada de professores da educação básica do ensino fundamental I, pois são a classe tem recebido pouca formação para a utilização das tecnologias para fins de ensino e aprendizagem. Tendo como base essa premissa e dentro da perspectiva do letramento digital, buscamos interlocuções com pesquisadores que também dedicaram seus trabalhos sobre formação de professores e uso de tecnologias (COSCARELLI, 2007, 2016; DEMO, 2007; LÉVY, 1997; PRENSKY, 2001). A partir do levantamento de dados, buscamos compreender como estão as condições da formação continuada de professores em dez escolas públicas municipais localizadas na região do norte do Paraná. Os resultados apontam para a maior necessidade de investimentos na formação continuada para que o trabalho com o currículo escolar esteja em sintonia com as demandas dos estudantes reconhecidos como nativos digitais (PRENSKY, 2018). Contudo, é válido afirmar que a pesquisa colabora para que tanto pesquisadores da área como a gestão dos cursos de formação continuada de professores do ensino fundamental I invistam maior tempo em atividades as quais minimizem a distância entre tais discussões e o fazer dos professores em sala de aula nas escolas públicas.Descargas
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