As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental I: problematizações acerca da formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.210-226p

Palavras-chave:

Tecnologias na educação. Formação continuada. Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso das tecnologias na escola e problematizar a importância da formação continuada de professores da educação básica do ensino fundamental I, pois são a classe tem recebido pouca formação para a utilização das tecnologias para fins de ensino e aprendizagem. Tendo como base essa premissa e dentro da perspectiva do letramento digital, buscamos interlocuções com pesquisadores que também dedicaram seus trabalhos sobre formação de professores e uso de tecnologias (COSCARELLI, 2007, 2016; DEMO, 2007; LÉVY, 1997; PRENSKY, 2001). A partir do levantamento de dados, buscamos compreender como estão as condições da formação continuada de professores em dez escolas públicas municipais localizadas na região do norte do Paraná. Os resultados apontam para a maior necessidade de investimentos na formação continuada para que o trabalho com o currículo escolar esteja em sintonia com as demandas dos estudantes reconhecidos como nativos digitais (PRENSKY, 2018). Contudo, é válido afirmar que a pesquisa colabora para que tanto pesquisadores da área como a gestão dos cursos de formação continuada de professores do ensino fundamental I invistam maior tempo em atividades as quais minimizem a distância entre tais discussões e o fazer dos professores em sala de aula nas escolas públicas.

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Biografia do Autor

Sergio Vale da Paixão, Instituto Federal do Paraná - IFPR Jacarezinho

Pós doutor em Letras (UEM). Doutor em Psicologia pela UNESP. Mestre em Estudos da Linguagem (UEL) . Professor do IFPR - campus Jacarezinho. Líder do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagem e suas tecnologias (GECLIT - IFPR/CNPq) e participante do grupo de pesquisa Interação e Escrita (UEM). Coordenador da Especialização Educação e Sociedade no IFPR - Jacarezinho. Coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica - IFPR/Capes.

João Lucas Santiago, Universidade do Norte do Paraná - UENP

Acadêmico de Letras - UENP - Cornélio Procópio - PR

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

DA PAIXÃO, Sergio Vale; SANTIAGO, João Lucas. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental I: problematizações acerca da formação de professores. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 210–226, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2021.v5.i1.210-226p. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/855. Acesso em: 7 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico