Governança digital: uma estratégia para o sucesso da transformação digital na educação pública federal
DOI:
https://doi.org/10.47236/2594-7036.2025.v9.1795Palavras-chave:
Educação, Governança digital, MaturidadeResumo
Este estudo analisa a importância da maturidade em governança digital (GD) como fator crítico para o sucesso da transformação digital nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) brasileiras. O problema investigado concentra-se na baixa maturidade da governança de Tecnologia da Informação (TI) das organizações públicas, agravada nas IFEs pelos desafios de descentralização multicampi, pelas restrições orçamentárias e escassez de profissionais O objetivo geral foi analisar criticamente a implementação de um modelo de governança digital no setor educacional público federal. A pesquisa justifica-se pela necessidade de adaptar frameworks consolidados às especificidades das IFEs, em consonância com as diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD). O método Design Science Research (DSR) foi empregado com abordagem qualitativa, em uma pesquisa aplicada que envolveu um estudo de caso longitudinal (2018-2024) em uma IFEs da região norte do país. Os resultados evidenciaram evolução significativa da maturidade na área de TI. Entre os principais avanços alcançados, destacam-se: a formalização de um modelo de governança de TI; a criação do Comitê Gestor de TI; a institucionalização de políticas, normas, planos, processos e práticas; o fortalecimento da segurança da informação; e a melhoria na execução de planos institucionais. A solução proposta neste estudo mostrou-se viável e eficaz, com potencial de replicação em outras IFEs, contribuindo para a transformação digital sustentável da educação pública federal e oferecendo subsídios relevantes para a transformação digital.Downloads
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